GRUPO DE VIAGEM VISITA O PANTANAL

Entre os dias 24 e 31 de outubro, o Grupo de Viagem do IPRECON, composto por aposentados e pensionistas, esteve no Pantanal do Mato Grosso do Sul.

A primeira parada aconteceu na Pousada Pioneiro na cidade de Miranda, MS, onde o grupo teve a oportunidade de participar da Noite Pantaneira. O evento evidencia a cultura do povo pantaneiro, destacando as atividades das comitivas de gado, desde as vestimentas, alimentação e suas atividades diárias, a valorização do povo indígena através de apresentações artísticas e do artesanato, além da música local e gastronomia típica.

No segundo dia, o grupo seguiu para a Fazenda São Francisco para um safári fotográfico de observação da fauna local entre as reservas de matas nativas e campos de arroz. Na oportunidade foram avistados jacarés, capivaras, cervos e diversas aves, entre elas, o tuiuiú, ave símbolo do pantanal.

Seguindo viagem, em Corumbá, MS, os viajantes visitaram a casa da artista plástica Izulina Xavier, um verdadeiro museu a céu aberto. No local é possível conhecer diversas esculturas de pó de pedra, concreto, madeira e cerâmica que estão espalhadas em todos os ambientes da casa: no jardim, nas portas, paredes, muros, janelas e até mesmo nos pilares. Na sequência, foi realizado um passeio de chalana nas águas do Rio Paraguai, com almoço e música ao vivo.

O Grupo ainda visitou a Caimasul, uma empresa que cria jacarés em cativeiro e comercializa carne, couro, subprodutos e artesanatos, promovendo o desenvolvimento social e manejo sustentável da espécie. No local, os segurados puderam conhecer todo o processo de criação e ter contato direto com os animais.

Na sexta-feira, já em Bonito, MS, o dia iniciou com um passeio contemplativo à Gruta de São Miguel, uma caverna que conta com formações arqueológicas de milhares de anos e encerrou com muita aventura e diversão durante o passeio de bote nas águas do Rio Formoso.

O último dia foi reservado para conhecer a Praia da Figueira. O local é um complexo de lazer e diversão instalado em um lago artificial abastecido pelas águas do Rio Formoso com diversas atividades: piscina com escorrega, tirolesa, stand up paddle, vôlei de praia e flutuação. Também foi possível contemplar a figueira de 1.000m², que dá nome ao atrativo.

O Grupo é formado por adesão e as viagens são realizadas anualmente. Em 2022 o Grupo visitará o Rio de Janeiro entre os dias 22 e 29 de outubro e os interessados podem obter mais informações na sede do IPRECON ou através dos telefones (49) 3444 8384 ou 3442 3149 (WhatsApp).

Confira mais registros da viagem na Galeria de Fotos.

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *