Projeto “AposentadoRIA: SOrRIA para o futuro”.

Durante o V Seminário Estadual sobre Envelhecimento Ativo e Saudável e X Encontro Estadual de Gerontologia, promovido pela Escola de Gestão Pública Municipal – EGEM, realizado nos dias 28 e 29 de novembro, em Porto Belo, SC, a Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde e do Instituto de Previdência Social dos Servidores Públicos do Município de Concórdia – IPRECON apresentaram o projeto “AposentadoRIA: SOrRIA para o futuro”.

O Programa de Preparação para a Aposentadoria – PPA é desenvolvido pelo IPRECON desde 2011, foi reformulado em 2016 e, em 2019, passou a contar com o apoio de profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF e aumentou a periodicidade dos encontros.

O projeto visa proporcionar reflexões sobre o processo da aposentadoria, destacando a relevância da preparação para esta nova fase da vida, na perspectiva de construção de uma melhor qualidade de vida, incluindo a prevenção de doenças que podem estar associadas à dificuldade de lidar com as mudanças identificatórias e estimulação para que se adquira e/ou mantenha hábitos saudáveis após a aposentadoria. Para isso, buscou-se a construção de espaços de socialização de experiências, de (re)significação e/ou construção de novos projetos de vida, rumo à consolidação de um envelhecimento ativo e saudável.

O projeto foi apresentado pelas servidoras efetivas Simone Cristina Dalbello Da Silva, Assistente Social e Gessica Regina Borgmann, Psicóloga, que participaram da reestruturação do projeto e acompanharam todas as reuniões

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!