TREINAMENTO SOBRE GESTÃO ATUARIAL

No dia 7 de agosto foi realizado um treinamento para os  servidores do IPRECON, da Secretaria Municipal de Finanças, Auditoria Geral do Município e os membros dos Conselhos Administrativo e Fiscal sobre a gestão atuarial à luz da Portaria 464/2018 e Instruções Normativas.

O treinamento aconteceu na sede da AMAUC e foi ministrado pelo senhor Rafael Porto, da empresa Lumens Assessoria e Consultoria Atuarial Ltda. – empresa contratada através de processo licitatório para prestação de serviços de assessoria e consultoria atuarial do IPRECON.

Rafael é Atuário, com Bacharelado pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Pós-graduado em Gestão da Previdência Complementar Pelo CESUSC e Mestre em Finanças e Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, consultor atuarial do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), responsável pela elaboração da primeira avaliação atuarial do Regime Geral de Previdência Social – RGPS/INSS. Atua desde 2006 no ramo de previdência complementar fechada e RPPS. Também é professor dos cursos de pós-graduação em Demografia e Atuária da UFRN Gestão da Previdência Complementar do CESUSC.

As informações repassadas possibilitaram o esclarecimento sobre a Portaria 464/2018 que trata de novas normas a serem observadas na gestão atuarial do RPPS e também, sobre a definição do plano de custeio, acompanhamento da solvência e liquidez e outros temas de grande relevância.

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!