APRESENTAÇÃO DO CÁLCULO ATUARIAL 2018

Na manhã do dia 30 de agosto, na plenária da Câmara Municipal de Vereadores, foi apresentado o resultado do Cálculo Atuarial 2018 – data base 31 de dezembro de 2017.

A atividade foi conduzida pelo atuário Guilherme Thadeu Lorenzi Walter, da empresa LUMENS Assessoria e Consultoria Atuarial Ltda., responsável pela elaboração do cálculo, que apresentou os principais aspectos e resultados apurados e sugestões para o plano de amortização.

“Prezamos muito pela transparência de nossas atividades e esse momento é de suma importância para otimizarmos nossas ações como um todo. É importante discutir as variáveis que envolvem o sistema previdenciário, evoluir e entender que todos os movimentos na vida funcional do servidor causam impactos no equilíbrio financeiro e atuarial do regime. O momento é de amadurecimento e é importante que todos os segurados saibam que o conceito de aposentadoria mudou. Não basta ter “tempo de serviço”: desde 1998 é necessário comprovar o “tempo de contribuição” e formar uma espécie de “poupança” para usufruir da aposentadoria com tranquilidade. E cada segurado pode contribuir fazendo a sua parte” ressalta Lenir Comin, Presidente do Instituto.

Participaram da apresentação membros dos Conselhos Administrativo e Fiscal, servidores, vereadores e outros representantes do Poder Legislativo, do Sindicato dos Servidores do Município de Concórdia e Região – SSMCR e do colegiado municipal.

O Demonstrativo de Resultados da Avaliação Atuarial – DRAA, em inteiro teor, está disponível para download no site do IPRECON no menu Controle – Cálculo Atuarial.