ENCERRAMENTO DA PRIMEIRA TURMA DO PROGRAMA DE PREPARAÇÃO PARA A APOSENTADORIA – PPA

No período vespertino da última sexta-feira, dia 20 de abril, aconteceu o encerramento da primeira turma do Programa de Preparação para a Aposentadoria – PPA.

A tarde foi de muito aprendizado e dinâmicas com a Assistente Social Simone Cristina Dalbello da Silva, servidora da Secretaria Municipal de Saúde, que abordou assuntos relacionados às mudanças que acontecerão na vida dos segurados no momento da aposentadoria.

As atividades foram conduzidas de forma lúdica e proporcionaram o compartilhamento de experiências, medos e anseios sobre essa etapa tão aguardada da vida.

Além do momento de formação, os servidores foram homenageados com uma apresentação musical da servidora Cleci Bison, da Fundação Municipal de Cultura.

O PROGRAMA

O PPA foi reformulado pela Resolução CA/IPRECON nº 3/2016 e oportuniza aos servidores, em fase de pré-aposentadoria, a possibilidade de desenvolvimento pessoal e de reflexão sobre o processo de transição, com a ajuda de profissionais de diversas especialidades.

O primeiro grupo do Programa teve a oportunidade de participar de quatro encontros. Abaixo, lembramos as atividades que foram desenvolvidas nas primeiras reuniões:

– no primeiro encontro (05/10/2016) foram abordados temas que estão relacionados a esta fase de transição: mudanças de hábitos, rotina e estilo de vida, relações sociais e familiares, possibilidade de realizar novos projetos, questões relacionadas à autoestima, etc. pela Psicóloga Luana Uberti da Secretaria Municipal de Saúde e os aspectos legais e burocráticos relacionados à aposentadoria, pela Procuradora do IPRECON, Diane dos Santos;

– no dia 14/06/2017 a servidora Elisandra Gozzi, professora de educação física e responsável pelas aulas de ginástica laboral no Município de Concórdia, falou sobre a importância que as escolhas pessoais têm sobre a qualidade de vida e a nutricionista Sirlei Michelotti, servidora efetiva que atua na Secretaria Municipal de Saúde, repassou informações sobre alimentação e os benefícios que ela proporciona à saúde;

-a gestão de finanças pessoais, com ênfase nas áreas de orçamento pessoal e familiar, relação com o dinheiro, crédito, endividamento, consumo e mudanças de comportamento foi o tema abordado pelo senhor Paulo Renato Camillo, Diretor Executivo do SICOOB Crediauc, no terceiro encontro (08/12/2017).

0 comentários

Deixe um comentário

Quer deixar um comentário?
Sinta-se à vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *