IPRECON PARTICIPA DO 16º CONGRESSO NACIONAL DE PREVIDÊNCIA DA ANEPREM

De 7 a 9 de novembro de 2016 foi realizado o 16º Congresso Nacional de Previdência da Associação Nacional de Entidades de Previdência dos Estados e Municípios – ANEPREM, no Centro de Convenções de Vitória, ES, que teve como tema central a Profissionalização e a Ética nos Regime Próprio de Previdência Social – RPPS.

Quase mil pessoas participaram do Congresso e tiveram a oportunidade de ampliar seus conhecimentos e sanar dúvidas com servidores da Secretaria de Previdência Social e outros profissionais renomados na área previdenciária.

Entre os assuntos abordados, destacam-se os desafios e consequências da reforma da previdência, procedimentos contábeis para encerramento de exercício, sustentabilidade do RPPS para o ajuste fiscal, questões relevantes na concessão de benefícios, a profissionalização na gestão pública, a importância do e-Social para o Sistema Integrado de Dados dos Servidores Públicos e a Gestão dos RPPS, atualizações jurisprudenciais e na legislação previdenciária, Termo de Análise de Credenciamento e Atestado de Credenciamento, importância da atuação dos Conselhos Administrativo e Fiscal no acompanhamento e fiscalização da gestão previdenciária, Cenário Macroeconômico e os reflexos nos investimentos do RPPS e whorkshop financeiro.

Além dos temas abordados, quatro municípios participantes da 7ª edição do Prêmio Nacional de Boas Práticas de Gestão Previdenciária foram escolhidos pela comissão julgadora para apresentar cases de sucesso de seus RPPS. O IPRECON apresentou o case “Participação ativa dos Conselhos Administrativo e Fiscal na gestão do IPRECON” que destaca o importante trabalho desenvolvido com os conselheiros.

A Diretora-Presidente do Instituto afirma que “o trabalho é referência e exemplo para os demais pois possibilitamos aos conselheiros conhecimento, liberdade de atuação, crescimento, acesso às informações e valorização de cada um. As reuniões são planejadas e o Instituto disponibiliza todos os recursos necessários para que sejam produtivas. Desenvolvemos o gosto e despertamos o interesse pelas questões previdenciárias. É gratificante ver o retorno e o compromisso de todos no processo de gestão do IPRECON”.

Participaram do Congresso a Diretora-Presidente do IPRECON, senhora Lucilene Lourdes Dal Prá Lazzarotti, as servidoras Margarete Pecini e Oneide Bertolini, as conselheiras e integrantes do Comitê de Investimentos Eliane Beatriz Balsan Camillo e Leonice Parizotto Camargo, esta última representando o Prefeito Municipal.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *