FORMAÇÃO PREVIDENCIÁRIA PARA SERVIDORES ATIVOS DURANTE A XV SEMANA DO SERVIDOR PÚBLICO MUNICIPAL

No dia 26 de outubro os servidores ativos do Município de Concórdia assistiram a palestra “A Previdência do Servidor Público – Aspectos Gerais e Regras de Aposentadoria”, ministrada pelo senhor Delúbio Gomes Pereira da Silva, Auditor-Fiscal da Previdência Social – Receita Federal do Brasil.

A palestra integrou a programação da XV Semana do Servidor Público Municipal e aconteceu em três turnos, com um público expressivo.

Delúbio, que possui excelente currículo e qualificação profissional, especialmente em face dos muitos anos trabalhados junto ao Ministério da Previdência Social – MPS, tendo ocupado, entre os anos de 1999 a 2011, o cargo de Diretor do Departamento de Regimes de Previdência no Serviço Público na Secretaria de Previdência Social do MPS, abordou diversos assuntos relacionados à previdência dos servidores públicos de forma didática.

O palestrante destacou as principais diferenças entre os Regimes Próprios de Previdência Social – RPPS e o Regime Geral (INSS), regras de aposentadoria, pensão por morte, as reformas da previdência, compensação previdenciária, a importância dos segurados acompanharem a gestão do IPRECON, além de fazer uma análise sobre como as mudanças na sociedade (aumento da expectativa de vida, por exemplo) podem interferir no equilíbrio dos RPPS. Muitos servidores aproveitaram a oportunidade para esclarecer dúvidas sobre o tema.

O IPRECON entende que momentos de formação como esse fortalecem a cultura previdenciária, aproximam o segurado do Instituto, despertam reflexões sobre o processo de planejamento da aposentadoria, além de contribuir para a otimização das ações que são desenvolvidas pelo RPPS.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *