7º CONGRESSO CATARINENSE DE SECRETÁRIOS DE FINANÇAS, CONTADORES E CONTROLADORES INTERNOS MUNICIPAIS

Nos dias 14 e 15 de abril, em Florianópolis, SC, no auditório da Associação Catarinense de Medicina – ACM, aconteceu o 7º Congresso Catarinense de Secretários de Finanças, Contadores e Controladores Internos Municipais, promovido pela Federação Catarinense de Municípios – FECAM.

O evento teve como objetivo orientar os municípios acerca da correta aplicação e controle do dinheiro público, bem como esclarecer dúvidas a respeito, de maneira a qualificar a gestão pública.

A solenidade contou com a presença da contadora do IPRECON, Oneide Bertolini, assim como de outros servidores do Município de Concórdia e da Câmara de Vereadores. Também se fizeram presentes representantes do Governo do Estado, Tribunal de Contas e Secretaria do Tesouro Nacional.

O ciclo de palestras iniciou às 9 horas do dia 14 com a discussão sobre o financiamento e a gestão municipal. O assessor especial do Ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Rezende, apresentou as linhas de financiamento com juros mais baixos para os municípios.

O Congresso abordou o controle pelos municípios da arrecadação do Imposto Sobre Serviços – ISS e o uso de sistemas de tecnologia para realizar as operações.

A partir das 14 horas os participantes discutiram o controle interno na Administração Municipal e esclareceram dúvidas com auditores da Controladoria Geral da União – CGU e do Tribunal de Contas de Santa Catarina, responsáveis pela fiscalização dos gastos públicos.

Na sexta-feira, dia 15, os servidores conheceram a experiência internacional sobre a organização das contas no setor público. O palestrante foi o membro do Instituto de Contadores Públicos da Inglaterra, Joe Cavanagh. Ele foi diretor do National Audit Office do Reino Unido e consultor do Fundo Monetário Internacional – FMI.

A participação no evento é parte do projeto de qualificação dos servidores do IPRECON, no intuito de proporcionar aos seus segurados a prestação de um serviço cada vez mais eficiente.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *